Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Museu Alphonsus de Guimaraens inaugura exposição temporária

Abertura da exposição “6+1 laços de tinta” aconteceu no último sábado, em cerimônia aberta ao público

Integrantes do coletivo “6+1” e a coordenadora do Museu Alphonsus de Guimaraens, Ana Claudia Santos
Integrantes do coletivo “6+1” e a coordenadora do Museu Alphonsus de Guimaraens, Ana Claudia Santos - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

A exposição “6+1 laços de tinta” estreou no último sábado (11) no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, que reabriu em outubro, após um período fechado para reformas no sistema hidráulico do prédio. Inspiradas nas diversas percepções e na linguagem de Paulo Mendes Campos, as obras do coletivo “6+1” apresentam fragmentos do cronista mineiro, explorando a solidão, fragilidade e incertezas vividas por três personagens reais que viveram na região aurífera de Minas Gerais: Marília de Dirceu, Dona Olympia e Guignard. A exposição fica aberta à visitação até 31 de janeiro, das 11 às 17h, de terça a sexta-feira, e de 09 às 15h, aos sábados, domingos e feriados.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Leticia Pinto, uma das integrantes do grupo “6 + 1”, explica a razão de escolherem essas personalidades para ilustrar os trechos do escritor Paulo Mendes Campos, que escreveu sobre o amor, morte e solidão: “Eu poderia dizer que são sócios do Clube do Coração Partido, todos três sofreram desilusões amorosas, mas todos eles conseguiram viver de forma a superar as tristeza em solitude, e tiveram através da criatividade modos de superar as mazelas do cotidiano”.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Intertextualidades entre as artes visuais e a literatura

O público pode visitar a exposição até 31 de janeiro de 2024
O público pode visitar a exposição até 31 de janeiro de 2024 - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

O coletivo, composto por seis mulheres e um homem, baseia-se na proposta de compartilhar novas abordagens artísticas por meio de uma perspectiva contemporânea. Com uma temática ligada à literatura, a exposição apresenta estandartes, telas e dioramas – espécie de maquete que mostra um cenário ou uma situação particular- que expressam os sentimentos e as fragilidades humanas.

De acordo com Ana Cláudia Santos, coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, a exposição “6+1 laços de tinta” foi aceita no museu por estar relacionada com a arte feita a partir das palavras. “Essa é a primeira exposição temporária aberta ao público. E nós abrimos esse espaço de exposição temporária com esse grupo porque foi um grupo que tá com uma temática ligada à literatura, embora eles já possuírem trabalhos de artes plástica, eles tem como mote do trabalho o texto literário do Paulo Mendes Campos” explicou.

Obra de Letícia Pinto, intitulada “Perfume Imaginário”, integra a exposição "6 + 1 laços de tinta”, aberta à visitação no Museu Alphonsus de Guimaraens
Obra de Letícia Pinto, intitulada “Perfume Imaginário”, integra a exposição ‘6 + 1 laços de tinta” - Foto: Beatriz Araujo de Oliveira/Agência Primaz

*** Continua depois da publicidade ***

É gratuito!

O Museu está aberto para visitação de terça a domingo. Durante a semana, o horário de funcionamento é das 11h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 09h às 15h, com entrada gratuita.

Como forma de valorizar a arte e de reafirmar que “o Museu é um espaço cultural que pertence ao povo”, a coordenadora Ana Claudia Santos ressalta: “O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens tem essa preocupação de estar sempre dialogando com outros escritores e, também, com a comunidade. Com poucas salas de exposição em Mariana, liberar mais uma sala, nesse momento, é muito importante”.

Ana Claudia afirma que, por haver poucos espaços culturais voltados para exposições temporárias, é preciso apreciar quando surge uma oportunidade como a parceria com o grupo belo-horizontino “6+1”. Ela também explica que o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, no momento, não abre editais para o uso da sala de exposição, mas a equipe do museu analisa e aceita propostas que envolvam o poeta simbolista ou a cultura da cidade.

Banner Anuncie aqui, versão 6

***