Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Águia de Ouro é bicampeã com brilho de craques da região

Sete de Outubro surpreendeu ao chegar à final contra o representante do bairro Cabanas

Pela segunda vez consecutiva, o capitão Lucas Rodrigues ergue a taça para o Águia de Ouro
Capitão Lucas Rodrigues ergue a taça para o Águia de Ouro - Foto: Fabio Julio/LEMA

Águia de Ouro, Sete de Outubro e Liga Esportiva de Mariana (LEMA) protagonizaram um episódio inesquecível para o futebol municipal e regional no último sábado (04). Na grande final do Campeonato de Mariana, o público presente no distrito de Padre Viegas testemunhou uma grande festa do esporte, fechada com mais uma brilhante conquista do Águia de Ouro, representante do bairro Cabanas. Depois de um 0 a 0, a medalha de ouro subiu para a Cidade Alta, já que o time havia vencido o primeiro jogo por 3 a 2. Isso, de forma alguma, tirou a felicidade da torcida do Sete, que chegou à final pela primeira vez. O espetáculo teve todos os componentes necessários para uma grande festa e foi encerrado com chave de ouro.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Final em Mariana é exemplo a ser seguido

Brigas de torcedores, ação policial, confusão dentro de campo, clima bélico… Cenas assim são muito comuns em campos de futebol, mas passaram longe da Arena Parque das Laranjeiras no último sábado (04). As torcidas de Sete de Outubro e Águia de Ouro dividiram a mesma arquibancada em grande número e fizeram uma linda festa, com direito a charanga, uniformização e muito apoio.

Autoridades municipais também se fizeram presentes no evento. Edson Agostinho (Cidadania), ex-prefeito interino e atual presidente da Câmara Municipal, esteve em Padre Viegas e participou da cerimônia de premiação, assim como fez em 2022. O vereador Preto do Cabanas (PV) também representou o Poder Legislativo no campo e obviamente, comemorou o título, já que, assim como o Águia de Ouro, tem sua base no bairro Cabanas.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

A grande final foi sucesso também fora de Padre Viegas. Duas equipes de transmissões esportivas foram responsáveis por levar as emoções da decisão a quem não estivesse no campo. E os números não mentem: um sucesso. Somadas as transmissões de Nossa Arena TV e Escola da Bola, já são mais de 4,2 visualizações da partida no YouTube.

Marca da gestão liderada por Aloísio “Caburé”, a divulgação do futebol marianense foi prioridade mais uma vez. Além das equipes de transmissões, diversos veículos de imprensa locais acompanharam a decisão, presenciando apenas ocorrências positivas para divulgar, já que a Guarda Municipal se fez presente durante todo o jogo, mas sequer precisou ser acionada.

Torcida marcou presença em bom número, testemunhando o título do Águia de Ouro
Torcida marcou presença em bom número, testemunhando o título do Águia de Ouro - Foto: Fabio Julio/LEMA

Bicampeonato do Águia de Ouro premia ousadia e entrosamento

Para um time fundado em 2005, e que passou anos longe do protagonismo do futebol de Mariana, o Águia de Ouro vai muito bem! Depois de conseguir o primeiro título municipal ano passado, com uma equipe recheada de atletas de Ponte Nova e região, o time azul e amarelo repetiu o feito contrariando as expectativas.

Em 2022, era possível inscrever 12 atletas de fora do município. O número nessa temporada caiu para sete, o que fez diversos adversários desacreditarem do Águia. O time montou sua base no primeiro título a partir de jogadores “estrangeiros”, mas não baixou a guarda desta vez.

Craques do Pontenovense e lendas da região, o goleiro Endão, o zagueiro Titico, o lateral Jefinho, o meia Lucas Rodrigues e os atacantes Igor da Estiva, André Carreira e Leone foram os escolhidos para preencher as sete vagas de fora do município. Eles não decepcionaram e foram fundamentais para o bicampeonato.

Endão foi o melhor goleiro do campeonato e decisivo na final. Ele fez três grandes defesas que impediram o Sete de Outubro de abrir o placar. O craque Leone e o zagueiro Titico marcaram, no primeiro jogo da final, os “gols do título”. André Carreira, com sete gols, mais uma vez foi o artilheiro do time, enquanto Jefinho e Lucas Rodrigues foram os maestros do esquadrão.

Mas o Águia de Ouro também precisou de “santos de casa” para fazer milagres. O zagueiro Mauro, os polivalentes Alexandre Parafuso e Igor Maia, e o volante Guerrón representaram Mariana no time base do campeão e foram tão fundamentais quanto os atletas de fora.

Ao longo do Campeonato de Mariana, o time passou por maus momentos e chegou a ser desacreditado. Em grupos de Whatsapp, houve quem disse que o Águia de Ouro era “meia boca”, o que não passou batido pelos jogadores na comemoração. Bicampeão, o presidente e técnico Rivaldo Félix também “tirou onda” após o apito final e dedicou o título ao bairro Cabanas.

Não sou melhor do que ninguém, mas acredito que a gente saiu na frente. Porque a gente conseguiu manter a base e conseguimos resgatar uns jogadores de Mariana que estavam parados e não estavam sendo aproveitados. O meu trabalho eu não posso falar, porque sou suspeito, mas acredito que estou no caminho certo! (…) Esse troféu eu dedico ao nosso bairro, que até então não havia sido campeão e hoje tem o segundo seguido. A minha vida é trabalhando de pedreiro, que é o dom que eu tenho, e o futebol aí você deixa, que aqui é comandado!”, declarou à Nossa Arena TV.

Atletas comemoram mais uma taça para a galeria do Águia de Ouro
Atletas comemoram mais uma taça para a galeria do Águia de Ouro - Fabio Julio/LEMA

*** Continua depois da publicidade ***

Sete de Outubro faz história e orgulha a comunidade

A história do Sete começou em 1935. Mas, até este ano, a equipe nunca havia se mantido na primeira divisão. Toda vez que jogou a elite marianense, o representante de Padre Viegas acabou rebaixado.

Agora, tudo foi diferente. Campeão da segunda divisão em 2022, o Sete de Outubro se reforçou bem e entrou no campeonato querendo se manter na elite. A equipe foi surpreendendo e acabou chegando na final de forma histórica. O título não veio, mas o esforço do clube foi reconhecido pela torcida, que gritou “time de guerreiros!” ao fim da partida.

Um dos principais jogadores do time gerido por Edson Fernandes e treinado por Márcio Thomaz foi o goleiro Douglas, cria das categorias de base do Sete e que foi eleito destaque do campeonato pela LEMA.

Chegamos onde muitos queriam estar. Em casa mostramos nossa força e não perdemos nenhum jogo. O time honrou. Conseguimos o vice-campeonato e não entregamos o jogo de bandeja. Glória a Deus por conseguir mais um prêmio individual”, destacou o atleta.

Sete de Outubro fez história com o vice-campeonato
Sete de Outubro fez história com o vice-campeonato - Foto: Fabio Julio/LEMA

Águia de Ouro: Final não se joga, se ganha!

A partida foi muito amarrada. O Sete de Outubro teve dificuldades em escalar o time, já que jogadores de Ponte Nova e Ouro Branco chegaram atrasados. Isso fez com que a equipe entrasse de uma forma mais ofensiva no primeiro tempo. Os comandados de Márcio Thomaz precisavam vencer por pelo menos um gol de diferença para levar para os pênaltis, mas pouco agrediram.

No segundo tempo, as entradas de Pablo e Wendel mudaram um pouco o panorama da partida. O Sete foi para cima mas Endão impediu que a rede fosse balançada. O título acabou mesmo, mais uma vez, nas Cabanas.

O Águia de Ouro terminou o Campeonato de Mariana 2023 com uma campanha de 12 jogos, 8 vitórias, 2 empates, 2 derrotas e 30 gols marcados. Além das premiações individuais dadas a Douglas e Endão, o atacante Dudu Bala, do São Caetanense, foi o artilheiro do torneio, com 8 gols.

Banner Anuncie Aqui versão 5

***