Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quarta-feira, 15 de maio de 2024

Arlinda Gonçalves iniciou carreira na administração pública em 2012

Secretária assumiu a pasta de Administração de Mariana pela segunda vez

Arlinda Gonçalves já passou por vários cargos e setores da administração municipal de Mariana
Segundo Arlinda Gonçalves, a pasta da Administração trabalha para viabilizar legalmente as ações das demais secretarias - Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz

Arlinda Gonçalves Coelho, 43 anos, é Secretária de Administração de Mariana e recebeu a Agência Primaz em maio deste ano. Na ocasião, contou como foi sua trajetória de Jequeri a Mariana e de estagiária do Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) a secretária municipal. Ela também explicou como funciona a Secretaria de Administração e qual a sua abrangência, além de tratar dos contratos de aluguel do município, dos desafios da implementação da licitação do transporte coletivo e da instabilidade política. No final de outubro, Arlinda concedeu mais uma entrevista à Agência Primaz, em um contexto e um cenário político diferente daquele encontrado em maio, e falou sobre o que mudou, desse período até agora, e a respeito da segurança em trabalhar em um cenário politicamente estável.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Trajetória na administração pública

Arlinda se formou em Direito em 2014 e, aprovada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) um ano antes de concluir a graduação, iniciou seus trabalhos no Direito Administrativo e na administração pública em 2012, como estagiária do Procon e, posteriormente, da Secretaria de Administração.

No mesmo ano de formatura, foi nomeada Encarregada de Arquivo e, desde então, exerce cargos de comissão ininterruptamente na Prefeitura de Mariana, entre eles de Procuradora Adjunta, Subprocuradora de Assessoria Jurídica, Secretária Adjunta de Direção Estratégica de Pessoal, Procuradora Geral e, atualmente, Secretária de Administração.

“Sou apaixonada pelo que faço”, confessou. O trabalho na secretaria é de ‘gente cuidando de gente’ e em muito contribui para o desenvolvimento da cidade por ser uma secretaria-meio, que dá o suporte necessário para que as outras secretarias realizem ações diretas com a população marianense”, afirmou Arlinda, detalhando na entrevista anterior, qual papel a pasta exerce e o que ela abrange dentro do município.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Com um prefeito empossado e uma estabilidade política, ela admite que há maior segurança para investir em projetos de interesse da população e do chefe do Executivo, que possui diretrizes específicas de trabalho a serem seguidas e uma previsão de início e término, o que possibilita a continuidade dos trabalhos.

Secretaria de Administração

Definindo a Secretaria de Administração como uma pasta essencialmente burocrática, Arlinda explicou que o setor não faz grandes ações diretas, como as secretarias de Desenvolvimento Social, Esporte ou Educação, mas trabalha nos bastidores para que elas aconteçam. “A Secretaria de Administração trabalha ‘pra’ viabilizar as ações legalmente, [trabalha na] condução dos processos e nas interfaces entre as diversas secretarias. O prefeito e o vice têm um plano de governo que possui diversas propostas de reestruturação ou ampliação de diversos serviços, que vão trazer melhorias ‘pra’ população de Mariana. A gente trabalha ‘pra’ garantir a prestação de serviços de acordo com diretrizes do governo”, explicou.

Um exemplo de ação da pasta é a licitação do transporte coletivo, que foi um êxito conquistado no final do primeiro semestre deste ano. Ela afirmou que o Tarifa Zero roda há um ano e meio na cidade e tem uma aceitação muito boa, embora a fiscalização e a execução fiquem a cargo da Secretaria de Segurança Pública, através do Departamento de Trânsito (DEMUTRAN).

A Administração recebe relatórios periodicamente e reclamações da Ouvidoria Municipal e tem trabalhado para melhorar a qualidade do serviço, segundo Arlinda. “O escopo deve se adequar à situação financeira do município, mas que tenha uma prestação de serviço de qualidade. Com a licitação válida, o município tem mais condições de exigir cumprimento de obrigações contratuais que a gente não tinha anteriormente”, afirmou.

*** Continua depois da publicidade ***

Contratos de aluguel

A Secretaria de Administração não gerencia todos os contratos de aluguel, cada gestor de pasta gerencia o seu, informou Arlinda. Como a Administração Pública Municipal não dispõe de espaço próprio suficiente para abrigar todos os serviços, possui algumas sedes próprias e alguns imóveis alugados, como os prédio da Medicina do Trabalho e Arquivo Geral e alguns postos do Correio, em distritos.

“Sabemos que os valores dos aluguéis em Mariana têm sido impraticáveis e ‘pro’ município não tem sido diferente. Temos contratos mais antigos, que os valores estão dentro do esperado, e contratos mais recentes, em que o valor acompanha a crescente do mercado imobiliário”, completou Arlinda.

Trabalho conjunto

Arlinda explicou que todas as ações do Executivo são feitas em conjunto. Projetos de grande relevância, para a secretária, foram a licitação do transporte público, que foi um projeto executado com a Controladoria e a Procuradoria, e projetos de valorização do servidor público, como a Regularização da Avaliação de Desempenho e o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento, que aumentou as chances de crescimento na carreira.

Para Arlinda, é de extrema importância que mulheres ocupem cargos de liderança, uma vez que ocupam a maior parte da força de trabalho, e sente orgulho de liderar uma das pastas do secretariado municipal.

Banner Anuncie aqui, versão 6

***