Convidados para uma visita guiada, jornalistas e estagiários conhecem o passado e as tradições marianenses
- Matheus Camargos
- Supervisão: Luiz Loureiro

Na manhã dessa segunda-feira (09), a equipe da Agência Primaz visitou o Museu de Mariana, atendendo a um convite da instituição. O museu, inaugurado em 28 de setembro, está situado na histórica residência do Conde de Assumar, último governador da Capitania de São Paulo e das Minas de Ouro, construída no século XVIII. O Museu de Mariana foi implantado com uma abordagem moderna e tem como objetivo a apresentação imparcial da história da cidade. Seu acervo inclui registros desde os primórdios do Arraial de Nossa Senhora do Carmo; informações sobre figuras notáveis que contribuíram para o desenvolvimento da cidade; objetos e instrumentos musicais relacionados às festas e tradições culturais locais. A visita foi conduzida por Nathália Rezende, coordenadora do Setor Educativo, acompanhada por Janice Miranda, coordenadora técnica de Comunicação, e Ryan Milton, mediador.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Um museu de cidade
O Museu de Mariana é um museu dedicado à história da cidade, ou seja, tem o próprio município como tema central, e visa repensar e contar de forma imparcial o passado de Mariana, primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais. Ao explorar o museu, os visitantes têm a oportunidade de acessar exposições que apresentam depoimentos de moradores locais, obras de arte e fotografias relacionadas à cultura de Mariana.
No momento, o museu está exibindo uma exposição do projeto artístico intitulado “Moradores – A Humanidade do Patrimônio”, idealizado pelo coletivo NITRO, que busca, por meio de histórias visuais, valorizar e reconhecer os moradores locais, enfatizando que eles são parte essencial do patrimônio de um território.

Ver Mais

Crédito do Trabalhador permite trocar dívidas por juros menores

UFOP busca recursos em Brasília após corte orçamentário

Ouro Preto recebe 3ª edição de festival gastronômico
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Gratuidade para moradores de Mariana
O Museu está aberto de quinta a segunda-feira, das 10h às 18h, com horário estendido às terças, das 13h às 21h. Moradores de Mariana podem aproveitar a isenção de pagamento mediante a apresentação de comprovante de residência, mas a entrada gratuita também é permitida para alunos de escolas públicas, de qualquer município.
Quanto aos ingressos, o valor é de R$10 para inteira e R$5 para meia-entrada.
Nathalia Rezende, coordenadora do setor educativo, destacou que “o público que costuma visitar museus é predominantemente composto por pessoas de classe média alta“. Portanto, como forma de promover o acesso equitativo à cultura e evitar a exclusão da comunidade, os residentes de Mariana têm a oportunidade de visitar gratuitamente as exposições e demais atividades do museu.

História viva

Além da exposição “Moradores – A Humanidade do Patrimônio”, o Museu apresenta outras intervenções artísticas que desafiam a suposição de que um acervo de museu deve ser estático. Entre essas intervenções está a exposição dos Bonecos do Bloco do Zé Pereira, que ganha vida nas ruas durante o período do Carnaval, mas enquanto a folia não chega, ficam expostos no museu. Nathalia comenta: “Acervo de museu, normalmente, é aquele acervo que é trazido para contar de um passado derradeiro, um passado que não existe mais. E esse processo de cristalização da história não acontece aqui. A gente vê uma história viva, uma cidade rica em cultura e que ainda continua com essas manifestações”.

*** Continua depois da publicidade ***
Programação Cultural do Museu de Mariana
Administrado pelo Instituto Aurum, o Museu de Mariana tem, entre suas atrações, uma programação cultural e a realização de oficinas. Na parte cultural, o projeto “Silabas e Sons”, tem curadoria de Júlio Mesquita, Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da USP, que também faz a condução dos bate-papos musicais protagonizados pelos artistas convidados, e iniciou suas atividades na noite dessa terça-feira (10), com a participação da cantora e atriz Zezé Motta.

O projeto prevê atrações mensais, mas excepcionalmente, no primeiro mês de funcionamento do museu, estão programados dois encontros em outubro, sendo o segundo no dia 17, com a participação de Gregório Duvivier.
Os ingressos para as atrações culturais do Museu de Mariana são solidários, sendo trocados por 1kg de alimento não perecível, com arrecadação destinada a instituições sociais da cidade.
Durante a visita guiada oferecida à equipe da Agência Primaz, foram ressaltados dois pontos importantes, relacionados à intenção do museu de ser um equipamento cultural voltado para a comunidade marianense. Segundo Nathália Rezende, “na visita guiada, o museu se projeta menos como um museu, mas como um centro cultural A gente não deixa de ter a nossa função primária, que é ser museu, mas a gente abraça outras frentes também para dinamizar esse processo”.
Para Janice Miranda, também a programação cultural é voltada para este objetivo: “O fato dos eventos serem às terças-feiras aqui e à noite, é uma forma de trazer a comunidade [para o museu] também. Então, esses eventos principais, que são com artistas de renome nacional, acontecem as terças-feiras, ao invés de acontecer no final de semana, justamente para a comunidade entender que o evento, a priori, é para ela, a gente traz o turista, mas, a priori, o museu é para a comunidade, e os eventos são para a comunidade”, complementou a coordenadora técnica de comunicação.

***