- Ouro Preto
Mulheres de Ouro Preto recebem comendas da Câmara Municipal
A cerimônia agraciou educadoras, artistas e ativistas do município
- Milena Reis Silva
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe


A Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP) realizou, na última sexta-feira (14), a 7ª Sessão Solene do ano, na qual foram entregues as Comendas “Bárbara Heliodora” e “Beatriz Francisca de Assis Brandão”. Ambas as honrarias são destinadas às pessoas físicas ou jurídicas, que tenham realizado trabalhos de valorização e proteção das mulheres, e as escolhas são realizadas pelos Conselhos Deliberativos. O evento aconteceu às 17h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A sessão solene para entrega das comendas contou com a presença do Presidente da Câmara, José Geraldo Muniz (Zé do Binga) (PV), da representante do executivo, da vice-prefeita Regina Braga e dos vereadores Lílian França (PDT), Matheus Pacheco (PV) e Renato Zoroastro (MDB). O Presidente da CMOP realizou a abertura do evento, ressaltando a importância da solenidade. “É com muito orgulho que realizamos essa homenagem que, na minha opinião, deveria ser realizada todo mês, em uma cidade como Ouro Preto”, declarou.
Comenda Bárbara Heliodora

A Comenda Bárbara Heliodora (criada pela Câmara Municipal de Ouro Preto, por meio da resolução 237/2020, de autoria da ex-vereadora Regina Braga), tem como finalidade homenagear pessoas e entidades que tenham realizado trabalhos e ações cujo objetivo seja o reconhecimento, a valorização e a proteção das mulheres. As homenageadas receberam uma medalha e um certificado, entregues por representantes de organizações e vereadores presentes.
Leandra da Silva, modelo, atriz e influencer digital, única mulher trans a receber a honraria, fez o uso da palavra e ressaltou a importância de ser uma agraciada. “É um orgulho ser representada e representar a comunidade LGBTQIA+. Dedico essa homenagem a milhares de mulheres homossexuais e travestis que foram mortas por conta de pessoas que não tem o mínimo de empatia”, declarou Leandra.
As agraciadas pela comenda foram: Cláudia Martins Carneiro, Dona Cecília Gomes, Kelly Lima de Souza, Leandra da Silva Souza Peixoto, Projeto Mães Reais e Marcella Barbosa Sampaio Tropia Pinheiro.
Ver Mais

Crédito do Trabalhador permite trocar dívidas por juros menores

UFOP busca recursos em Brasília após corte orçamentário

Ouro Preto recebe 3ª edição de festival gastronômico
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão

A Comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão foi criada pela Câmara Municipal de Ouro Preto, por meio da resolução 08/2005, de autoria dos ex-vereadores Crovymara Batalha, Maurílio Zacarias e Júlio Pimenta, em parceria com a professora Cláudia Pereira. A honraria tem como finalidade reconhecer o trabalho de pessoas ou entidades que trabalham com educação, artes e ações voltadas aos direitos das mulheres.
Regina Braga, que já recebeu a honraria por indicação do ex-vereador Maurílio Zacarias, explicou a importância de as comendas levarem o nome dessas mulheres. “São duas comendas que levam o nome de duas mulheres que fizeram história, que foram fora da curva no século em que viveram. Elas nos honram”, afirmou.
A vice-prefeita também ressaltou o sentimento de receber essa medalha. “Receber essa comenda enche nosso peito de orgulho e gratidão, porque tem um peso imensurável. Em nome do povo ouro pretano, gostaria de agradecer a todas por atuarem em áreas tão importantes, que merecem nossa gratidão. Parabéns à Câmara pelas escolhas”, finalizou Regina Braga.
Jussara Fernandes da Silva, Maria D’Assunção Leandro, Márcia Valadares, Silvana Aparecida dos Santos Borges e Solange Sabino Palazzi integraram a lista de homenageadas com a comenda.