Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Projeto “Passos de Mariana promove a valorização histórica por meio da linguagem sonora

Idealizado e desenvolvido no curso de Jornalismo na UFOP, a iniciativa descreve a cidade e seus pontos turísticos por meio de áudios.

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Mariana, vista da Praça de São Pedro, um dos pontos turísticos incluídos no projeto “Passos de Mariana”

O projeto “Passos de Mariana: A cidade em vias sonoras” é um percurso sonoro no qual os ouvintes podem percorrer pontos turísticos e marcantes da cidade de Mariana. O conteúdo, disponível online, em formato de podcast, foi desenvolvido por estudantes da disciplina de Linguagem Sonora, ministrada pelo professor Felipe Viero, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O objetivo é valorizar a beleza e a história da cidade e, assim, incentivar o turismo local.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

De acordo com Felipe Viero, a partir de percursos sonoros existentes outras localidades, surgiu a ideia de implantara o projeto também em Mariana, juntamente com alunos e alunas da disciplina. “Acreditei que o processo de produção e edição sonora ajudaria os alunos em termos de aprendizagem, e seria uma chance de conhecer melhor a cidade onde moram e estudam e, ainda, uma forma de também contribuir com a comunidade”, relatou Felipe.

Processo de produção do percurso

A fase de produção foi trabalhada durante as aulas. Na parte teórica, os alunos foram introduzidos a processos como linguagem radiofônica/sonora, texto para rádio, locução e edição. “Solicitei que a turma se dividisse em trios e que cada trio trouxesse, como sugestão, três pontos turísticos. A partir das entregas, organizei o percurso que se divide em 12 partes, com um ponto de partida e com um ponto de chegada”, detalhou o professor.

Cada áudio tem uma vinheta de abertura, desenvolvida por Felipe, e os episódios do percurso são finalizados com os créditos atribuídos aos alunos responsáveis pelos respectivos pontos turísticos. Felipe, na condição de professor responsável, atuou diretamente com os grupos e, segundo ele, Thiago Caldeira, servidor da UFOP, foi fundamental nos processos de gravação e edição.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Conteúdo dos episódios

O percurso sonoro possui 12 episódios que têm, como tema, os pontos turísticos do Seminário Arquidiocesano São José, Basílica de São Pedro dos Clérigos, Capela Nossa Senhora dos Anjos, Capela da Nossa Senhora de Boa Morte, Praça Gomes Freire, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, Praça da Sé, Catedral Nossa Senhora da Assunção/Sé, Casa de Cultura de Mariana, Museu Alphonsus de Guimaraens, Praça Minas Gerais, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Praça dos Ferroviários/Feira Noturna e o Centro de Convenções em dia de Feira.

Cada episódio descreve detalhes dos elementos visuais e inclui informações turísticas, como um guia de orientação para quem está visitando cada local. Alguns trazem, inclusive, indicações de áreas interessantes para fazer fotos.

Os relatos também descrevem acontecimentos históricos, bem como lendas e superstições envolvendo os locais. Esse conjunto de elementos contribui de forma significativa para a narrativa, criando uma imersão sonora para quem acompanha os trajetos.

O material já se encontra disponível na plataforma Spotify. Ouça aqui: Passos de Mariana: A cidade em vias sonoras | Podcast on Spotify.

***