Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

“Feirão de Emprego” em Mariana atrai a população local

Evento realizado pelo SINE Mariana chamou a atenção de grande parte da população e ofertou mais de 200 vagas em 35 áreas de emprego

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
O “Feirão de Emprego” atraiu grande número de pessoas
O “Feirão de Emprego” atraiu grande número de pessoas - Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

Aconteceu nessa quarta-feira (28), o “Feirão de Emprego” no Centro de Convenções de Mariana. O evento foi realizado pela ADESIAP Mariana, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Ação Social. “A ideia é ofertar essas vagas para as pessoas de Mariana, são mais de 10 empresas ofertando em torno de 200 vagas de emprego. É uma oportunidade para as pessoas que não estão trabalhando, que buscam um primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. As pessoas que participarem vão passar pelo cadastro no SINE e só depois vão conversar com as empresas que estão ofertando as vagas”, explicou Heliélcio Vieira, Gestor da CIAN, CDL e coordenador do evento.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Espera e organização para a entrada do evento

A manhã do dia do evento começou agitada para os moradores de Mariana que buscavam emprego e participaram do “Feirão”.  Às 9h, a fila já se estendia da porta de entrada do SINE, ocupando toda a extensão da fachada do Centro de Convenções, até o portão do estacionamento, onde ocorre, aos sábados, a feira livre. Demonstrando ansiedade e empolgação com a oportunidade de conseguir emprego, algumas pessoas que aguardavam na fila, declararam à reportagem da Agência Primaz que a mudança do processo de inscrições para a plataforma virtual é interessante, uma vez que a plataforma do “Emprega + Mariana” não é acessível para uma parte da população.

Longa fila formada, gerou algumas reclamações a respeito da demora no atendimento
Longa fila formada, gerou algumas reclamações a respeito da demora no atendimento - Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

Robson Leonardo (31 anos), comparou a forma de atendimento, antes e depois da implantação da plataforma virtual. “Antes a gente só vinha aqui, pegava a carta e ia direto para a empresa. Com a mudança para a inscrição virtual, a gente não consegue fazer dessa forma mais. Sendo só por e-mail, às vezes a empresa nem responde”, afirmou. “Eles estão pensando só nas pessoas que têm acesso às redes, quem não tem fica de lado”, complementa Pedro Lucas (17 anos), que esperava na fila ao lado de Robson.

De acordo com Lara, jovem de 24 anos que buscava conseguir uma vaga de emprego no evento, “o Feirão ajuda dar uma divulgada nas vagas disponíveis, pois muitas vezes as pessoas não sabem a função do SINE e a forma como a instituição ajuda a população local. É uma forma da população ter acesso a essa informação, pois muitas pessoas não têm essa facilidade de lidar com a internet”. Mas também comentou sobre a organização do evento. “Achei só um pouco desorganizado pois a fila está muito grande. Talvez seria melhor ter uma quantidade maior de pessoas atendendo”, finalizou.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Empresas se mobilizaram para ofertar vagas no “Feirão de Emprego”

Mesas foram dispostas no saguão do Centro de Convenções para atendimento das empresas aos candidatos às vagas ofertadas no Feirão de Emprego
Mesas foram dispostas no saguão do Centro de Convenções para atendimento das empresas aos candidatos às vagas ofertadas - Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

Cada empresa que disponibilizou vagas dispunha de mesa e cadeiras para atender aos concorrentes e fazer as inscrições, e o evento contou com coordenadores e integrantes da organização do evento, auxiliando no atendimento.

Estamos participando deste Feirão com o intuito de contribuir com a abertura de vagas, pois nem todas as pessoas têm acesso às redes sociais, que é por onde divulgamos nossas vagas”, afirmou Larissa, representando os Supermercados Farid no “Feirão de Emprego”. Para a empresa, o evento representa uma oportunidade de contato com um número maior de pessoas que queiram participar do processo seletivo. “Consequentemente, essa é uma forma da gente contribuir, tanto para o SINE de Mariana, proporcionando emprego, quanto para nossa empresa, preenchendo nossas vagas”, finalizou Larissa.

“É algo realmente inovador. Realmente os organizadores estão de parabéns, é um número grande de pessoas que estão aqui para concorrer às vagas. Estou muito contente e acredito que, até o final da tarde, nós vamos conseguir preencher todas as nossas vagas”, declarou Osvaldo, que representava a empresa Atual Móveis Eletro no evento.

*** Continua depois da publicidade ***

Processo de idealização do “Feirão”

A iniciativa do “Feirão de Emprego” surgiu em uma reunião realizada na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), quando o gestor Heliélcio Vieira mencionou um evento, com o mesmo propósito, que estava acontecendo em outra localidade. A partir dessa ideia, o evento em Mariana foi criado com o intuito de trazer as possibilidades do “Emprega + Mariana”, plataforma virtual do SINE, para o espaço presencial.

“Unimos a iniciativa às facilidades que o ‘Emprega + Mariana’ propicia, com relação às conexões entre vagas e profissionais. E pensamos em criar um circuito do emprego, onde as pessoas fazem seus currículos e já entram em contato com as vagas e empresas de interesse. Estamos trazendo o ‘Emprega + Mariana’ para o ambiente real”, esclarece Danilo Assis, secretário do Desenvolvimento Econômico de Mariana.

Danilo Assis (centro), secretário de Desenvolvimento, representou a Administração Municipal no Feirão de Emprego
Danilo Assis (centro), secretário de Desenvolvimento, representou a Administração Municipal no evento - Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

Para o secretário, a realização do evento, de forma presencial, fortalece a proximidade da população marianense com o serviço, e dá oportunidade para as pessoas que não conseguem ter acesso de forma virtual, consolidando a implantação do “Emprega + Mariana”. “Em 45 dias, são mais de 130k de visualizações, mais de cinco mil conexões, ou seja, oportunidade de empregos reais. Quase quatro mil currículos cadastrados na plataforma e mais de 370 contratações foram efetivadas”, complementou Danilo Assis.

***