- Mariana
Pesquisadores da UFOP lançam livro “Inspirações Políticas e Reinvenções Culturais”
Livro reúne coletâneas de artigos realizados por professores e alunos vinculados ao grupo de pesquisa “Quintais”, abordando política e cultura
- Nikolle Gandra
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe


Na última quinta-feira (22), foi realizado o lançamento do livro “Inspirações Políticas e Reinvenções Culturais”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Quintais”, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento ocorreu no Clube Osquindô, localizado no distrito Passagem de Mariana, de forma gratuita e aberto para toda a comunidade. Durante o evento foram realizados sorteios de exemplares e apresentação sobre o processo de produção do livro, feita pelos autores.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Desenvolvimento do livro "Inspirações Políticas e Reinvenções Culturais"
O projeto do livro teve início em 2019, reunindo artigos produzidos durante o governo Bolsonaro e o período pandêmico. De acordo com o professor Cláudio Coração, coorganizador do livro, os textos presentes na obra “reproduzem e refletem as principais marcas do grupo de pesquisa, que é pensar a cultura midiática nos polos da arte e da política “esses artigos têm a ver com os desafios que a gente enfrentou nesse intervalo [pandemia] e com os desafios daqui em diante para a reconstrução”.
O objetivo principal da publicação é retratar os objetos midiáticos marcados pelos quatro anos do Governo Bolsonaro. De acordo com Cláudio, os textos presentes passam por temas variados, como artigos sobre o cinema de Spike Lee, Cypher Favela Vive e a morte de Aldir Blanc. O livro busca evocar produções específicas, marcar assuntos relevantes e abordar temas conceituais e teóricos no campo da Comunicação.
Ver Mais

Big Band do Cefart encanta público no Museu de Mariana

Nove escolas da Região dos Inconfidentes podem ser militarizadas

Museu de Arte Sacra inaugura galeria de arte contemporânea
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

O processo de produção dos artigos contou com a participação dos integrantes do Grupo de Pesquisa Quintais. Para a professora Hila Rodrigues, o livro vem coroar o trabalho do “Quintais” na pesquisa de objetos midiáticos. Ela explica que, no processo criativo, os temas abordados eram escolhidos a partir de uma “tempestade de ideias”. “Cada um trazia uma canção, uma imagem, um clipe, e a gente ia trabalhando as temáticas em cima daquilo. Depois a gente fez um simpósio agregando essas coisas, mas também agregando os trabalhos que os mestrandos estavam trabalhando”, afirmou.
Hila ressaltou que a escolha do ambiente de estreia não foi ao acaso, já que o Clube Osquindô é um dos apoiadores dos projetos do Grupo de Pesquisa, e ambos possuem o desejo de aproximar a UFOP da população marianense. “Se a gente quer que a comunidade participe da universidade, é dever oferecer para a comunidade a oportunidade de vivenciar outros conhecimentos”, complementou.
Além do lançamento em Mariana, haverá uma segunda estreia de abertura de vendas do livro, em Belo Horizonte, organizado pela editora. O evento vai acontecer em 04 de agosto, no Centro Cultural Casa Floresta.