- Mariana
“Ana e Leo: Desvendando o orçamento familiar” busca estimular mudanças e conscientização sobre educação financeira
Professores do Departamento de Economia da UFOP lançam o primeiro livro de uma série sobre educação financeira e orçamento familiar
- Yuri Dinalli
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe


O livro “Ana e Leo: Desvendando o orçamento familiar” foi produzido pelos professores Chrystian Soares Mendes e Thiago de Sousa Barros, do Departamento de Economia da UFOP, com o intuito de orientar as crianças sobre educação financeira. A iniciativa, em parceria com a editora “Dialética Literária”, foi desenvolvida no âmbito do projeto de extensão CIDATAnia, iniciado em 2014, no qual começaram a trabalhar com questões relacionadas à inflação na cidade de Mariana.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Desenvolvimento do livro Ana e Leo
“Durante o projeto, a gente observava que essa era uma lacuna importante na nossa região. Existem alguns planos em âmbito nacional, mas em uma esfera local a gente observa muitas pessoas com carência de educação financeira”, explica Thiago Barros ao descrever a ideia de desenvolvimento do projeto à reportagem da Agência Primaz. De acordo com o autor, a ideia era apresentar uma linguagem descomplicada para que as pessoas possam começar uma espécie de planejamento financeiro no dia a dia.
Devido aos desastres da Vale ocorridos na região, os professores decidiram que a história do livro deveria se passar nesse cenário, de Bento Rodrigues até Brumadinho, tentando contextualizar as mudanças que ocorreriam na economia local devido ao desastre. Eles contam que o enredo é uma história de duas famílias, uma com melhores condições financeiras, mas que não consegue comprar brinquedos ou coisas do tipo para as crianças, enquanto a outra, que possui uma renda menor, consegue atender esse tipo de demanda de seus filhos.
Assim, Ana e Leo decidem questionar o porquê dessa situação e passam a descobrir que a necessidade disso vem da educação financeira. “A gente tentou voltar o enredo para essa realidade do infanto juvenil, percebendo, por meio de sobrinhos e afilhados, até mesmo da nossa vivência quando criança, né? Às vezes a gente quer comprar alguma coisa, mas não tem dinheiro, mas será que é por que você realmente não tinha dinheiro, ou foi por que não foi feito um planejamento financeiro direito?”, questiona Chrystian Soares.
Para os autores, esses aspectos contribuíram para o envolvimento e a escrita do livro, em um processo longo. “A gente começou a mexer com isso por volta de 2018 e 2019. Já havia acontecido o desastre em Bento Rodrigues, tanto que nós caracterizamos toda a história em cima disso”, acrescenta Chrystian.
Ver Mais

Big Band do Cefart encanta público no Museu de Mariana

Nove escolas da Região dos Inconfidentes podem ser militarizadas

Museu de Arte Sacra inaugura galeria de arte contemporânea
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Futuras produções
De acordo com Chrystian e Thiago, o livro é a primeira etapa de uma série com quatro lançamentos, na qual os próximos serão “Ana e Leo contra o dragão da inflação”, “Ana e Leo na Cova do Leão” e “Ana e Leo em busca do tesouro perdido”. Cada livro vai buscar discutir algum tópico que seja importante para o aprendizado e conscientização sobre orçamento e educação financeira, em linguagem acessível para o público infantil, incentivando a utilização dos textos nas escolas.

Divulgação da obra
Para o processo de divulgação do livro, foi feita uma versão E-Book (livro virtual) do material e os professores pretendem continuar com o projeto “Formação em Escolas Públicas e Privadas”, fazendo contatos para levar o livro para o âmbito estadual, sem restringir apenas à perspectiva local. Eles ainda citam, como possibilidade, o lançamento no programa “Sempre um Papo”, com Afonso Borges, para atingir uma divulgação nacional do projeto. “A ideia é justamente tentar buscar as mídias sociais, jornais, o próprio Instagram, Facebook, para tentar alcançar o máximo de pessoas possíveis com relação a esse projeto”, afirma Chrystian.
Para levar o livro às escolas e às crianças, Thiago diz que, “primeiramente, a gente quer escolher escolas-pilotos em Mariana e Ouro Preto. Por que o que a gente observa é que, muitas vezes, alguma pessoa faz uma palestra nessas escolas para as crianças, mas, e depois, o que mudou com relação a isso?” Segundo o autor, a ideia é aplicar um questionário, antes ou depois, observando e fazendo um acompanhamento a respeito dos resultados gerados no processo de formação e educação financeira.
“Muitas vezes [a educação financeira] é algo etéreo, que fala de questões complexas, mas efetivamente as crianças não estão conseguindo levar isso para casa e, muitas vezes, observar até mesmo o resultado do que os pais das crianças constatam, se essas informações dadas na infância, na juventude, têm refletido em um melhor conforto familiar e decisões financeiras”, acrescenta Thiago.
Reversão da renda para a Comunidade da Figueira
De acordo com os professores, uma das ideias do livro é encaminhar seus recursos para a comunidade da Figueira, como forma de retorno à sociedade, o que representa uma das responsabilidades das ações extensionistas realizadas pela UFOP. Segundo os autores, a Comunidade da Figueira é uma instituição que atende, em Mariana, crianças com algum tipo de deficiência, justificando o retorno dado a quem cuida dos mais necessitados.
*** Continua depois da publicidade ***
Projeto de Extensão CIDATAnia
O projeto CIDATAnia, responsável por fomentar a ideia de desenvolvimento do livro, foi iniciado em 2014, inicialmente por Leonardo Gomes de Deus, junto ao PET (Programa de Educação Tutorial), e depois assumido por eles, em 2015. O projeto já realizou palestras e minicursos em escolas e em empresas sobre educação financeira. No CIDATAnia, os professores começaram a trabalhar com questões relacionadas à inflação na cidade, com uma vertente voltada para a educação financeira nas escolas.
E é com esse espírito que os autores pretendem dar continuidade à série de livros com apelo infantil, que tem como intuito aprofundar as questões sobre educação financeira e informar sobre orçamento familiar, bem como trabalhar na divulgação dos preços das cestas básicas de Mariana, bem como dos itens de saúde, moradia, transporte, alimentação etc.
Autores

Chrystian Soares Mendes: Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Economia Aplicada e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Atua na área de Macroeconomia, bem como na realização de projetos de extensão voltados para educação financeira nas escolas, comunidades e distritos da região dos inconfidentes.
Thiago de Sousa Barros: Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal de Ouro Preto, com pós-doutorado na Universidade de València (Espanha). É Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), com período de professor visitante em Contabilidade e Finanças na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). Foi Pesquisador Visitante na Freie Universität Berlin (Alemanha) e Universidad del Desarrollo (Chile).