Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024

Negócios, gastronomia e cultura marcam 3ª edição do FESTUR

Presença de empresas de distritos e cidades do interior ajudam a impulsionar turismo rural em todo Brasil

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Cases de sucesso de todo o Brasil mostraram a força do turismo regional nos 3 dias de programação do FESTUR
Cases de sucesso de todo o Brasil mostraram a força do turismo regional nos 3 dias de programação do FESTUR - Foto: Patrick de Araújo

Com o tema “Turismo Criativo, Turismo Inteligente”, o evento que acontece desde 2019 na cidade histórica, trouxe os distritos e cidades de pequeno porte como protagonistas. Organizado pela C:M Business Hub e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), o FESTUR teve apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto. Em três dias de programação imersiva e diversificada, o Festival de Turismo 2023 mostrou a força do turismo como mecanismo de diversificação econômica. Com foco no fomento aos negócios locais e criação de novas parcerias, o FESTUR trouxe à tona a diversificação do turismo rural e interiorano, que possui como foco o ecoturismo, a gastronomia e a cultura local.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Durante a abertura, que aconteceu na noite de quinta-feira (01), os participantes de muitas cidades do Brasil puderam vivenciar, em um só lugar, a diversidade ouro-pretana. Dentre os atrativos, a apresentação do centenário bloco Zé Pereira dos Lacaios, que agitou o público com a presença dos bonecos gigantes, e a palestra sobre o fermentado de jabuticaba e hidromel da empresa Bolinho de Feijão de Ouro Preto.

Programação imersiva aliou conhecimento sobre destinos e comodidade aos visitantes
Programação imersiva aliou conhecimento sobre destinos e comodidade aos visitantes - Foto: Patrick de Araújo

No estande dedicado à cidade sede, foi possível enviar cartões postais com fotos das principais paisagens do município, que foram encaminhados com o selo de comemoração do bicentenário da elevação de Ouro Preto, de vila a cidade imperial. No local, também era possível marcar presença em dois dos mais famosos atrativos turísticos da cidade, em imagens feitas por dois fotógrafos ouro-pretanos: a rua Direita, com foto de Ane Souz, e a Igreja Matriz São Francisco de Paula, com foto de Patrick de Araújo.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Toda a programação do Festival aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP e, pela primeira vez, ocupou todo o espaço do local com expositores, salas de palestras e cozinhas. Com áreas denominadas pelo nome de algumas das localidades participantes, como o “Espaço Sabará”, a “Sala Mariana” e o “Auditório São João Del-Rei”, o festival se propôs a imergir os visitantes nas mais diferentes paisagens mineiras e brasileiras.

De acordo com Márcio Abdo de Freitas, um dos organizadores do Festival, as próximas edições já estão garantidas. “Nosso objetivo é fazer todo ano esse evento e tornar uma referência do turismo aqui da região, do estado, uma referência nacional”, ressaltou o presidente do CVB.

Distritos tiveram presença marcante no FESTUR

Localidades participantes do Festur expuseram seus produtos típicos
Além dos distritos ouro-pretanos, o FESTUR reuniu municípios do interior mineiro e de outros estados do país - Foto: Patrick de Araújo

Um dos estandes gastronômicos participantes do FESTUR foi o da Feira da Matriz de Glaura, distrito de Ouro Preto que faz divisa com Itabirito. Com produtos preparados pelos moradores, como queijos, geleias, bolos e pimentas, os visitantes puderam saber mais sobre o comércio que, apesar de funcionar todos os sábados pela manhã, é pouco conhecido por pessoas de fora de Ouro Preto.

O famoso doce de goiaba do distrito de São Bartolomeu também marcou presença no evento. A iguaria, feita em tachos de cobre com a fruta plantada no próprio distrito e em Santa Rita de Ouro Preto, foi produzida durante a programação do Cozinha Show, e os visitantes puderam apreciar, ao vivo, o modo de fazer o doce, tombado como patrimônio imaterial pela UNESCO. Durante a exposição, turistas também puderam conhecer um pouco mais sobre a Festa da Goiaba e o Encontro de Tradições Culinárias, duas das principais festas do lugarejo.

*** Continua depois da publicidade ***

Networking entre empresas e consumidores já começam a surtir efeito

Gastronomia, artesanato, passeios e cases de sucesso compuseram a edição 2023 do Festur
Gastronomia, artesanato, passeios e cases de sucesso compuseram a edição 2023 do festival - Foto: Patrick de Araújo

Outra localidade participante do evento foi Aiuruoca, cidade mineira localizada a 300km de Ouro Preto que, com menos de 10 mil habitantes, tem como foco o ecoturismo. No estande, os visitantes aprenderam sobre alguns dos atrativos do município, como as mais de 50 cachoeiras que banham a região localizada em meio ao Parque Estadual da Serra do Papagaio, e a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. Para conhecer cada um desses lugares, os interessados podem contratar serviços especializados com guias turísticos credenciados e transporte por buggy e carros 4×4.

À Agência Primaz, Marcus Moreira Arantes, guia e agente de turismo da Pousada Ajuru, em Aiuruoca, ressaltou que o networking em outras cidades, como Ouro Preto, ajuda a impulsionar o turismo local. “O Festival é algo superinteressante e sempre soma demais nos contatos. Para nós que trabalhamos com pacotes, hospedagem, passeios, guiamento e agenciamento faz toda diferença”.

Arantes, que atua no ramo de ecoturismo desde 1992, participou do FESTUR pela primeira vez este ano, e já tem negócios a serem fechados. “Já temos cotações vindas de contatos do festival, não concretizadas ainda, mas com boas chances”, finalizou o guia.

***