Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quarta-feira, 24 de abril de 2024

Chico Mineiro: Meu amigo de fé, meu irmão camarada!

“Você meu amigo de fé, meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos e tantas jornadas. Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado em qualquer caminhada”. (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Duas pessoas, de costas, contemplando as águas de um rio, ilustrando a coluna de Júlio Vasconcelos, intitulada "Chico mineiro: Meu amigo de fé, meu irmão camarada!"

Recentemente, com muito pesar, vi sendo divulgado pela mídia o falecimento do ícone da Jovem Guarda, o famoso cantor e compositor Erasmo Carlos. Na sequência, vimos os depoimentos emocionados de diversos artistas manifestando seu carinho e admiração pelo amigo que se foi, entre eles, talvez o maior de todos, o Rei Roberto Carlos:

“Minha dor é muito grande, nem sei como dizer tudo o que eu penso desse meu amigo querido, meu grande irmão. Meu ídolo por tudo, pela sua lealdade, sua inteligência, sua bondade, por tudo o que eu conheço dele. Um ser humano maravilhoso esse meu irmão. É um privilégio para mim ter um amigo, um irmão assim por todos esses anos, o meu amigo Erasmo Carlos. Ele viverá sempre em meu coração. Que o nosso Deus de bondade o proteja e o abençoe sempre. Amém, amém, amém”.

Confesso que a notícia me deixou bastante emocionado! Como se já não bastasse a partida recente da nossa querida Gal Costa, a musa do Tropicalismo e do nosso querido Rolando Boldrin, o mais famoso Contador de Causos do Brasil, chega até nós mais este triste desfecho. O Erasmo sempre foi um dos meus ídolos desde o tempo de juventude! Com certeza, deve estar tendo festa no céu, com muita MPB, causos engraçados e rock in roll!

Os nossos irmãos e familiares, por mais que nos sejam queridos, a gente não os escolhe; os amigos sim! Talvez, por isso nos sejam tão caros! Eu me considero um privilegiado por ter muitos amigos, não milhares como muitos se vangloriam pelas redes sociais, mas um bom número que está sempre junto comigo na minha jornada, mesmo que às vezes distantes geograficamente. Entre eles, o famoso Chico Mineiro ou o Chico Ganchinho, para os mais íntimos.

Dizem que os maiores amigos não são aqueles que sabemos que podemos contar com eles e se manifestam que estão à disposição se precisarmos deles, mas são aqueles que sempre nos procuram, mesmo se não os procuramos, independentemente do momento que estamos vivendo. O Chico é um deles; está sempre presente! Toda semana está em minha casa! É sempre um prazer recebê-lo, até tem a chave da porta da cozinha! Em suas visitas, quando não estou em casa, ele se adentra, toma um bom aperitivo, abre a geladeira, apanha um tira-gosto e deixa seus rastros de amorosidade, sinalizando para mim que esteve por ali. Nos meus momentos de solidão, triste e acabrunhado, refletindo sobre minhas perdas recentes, sua amizade me afaga a alma e me traz alegria e tranquilidade e olhe que essa amizade vem de longos tempos! Em outros momentos difíceis da minha vida, ele sempre esteve presente! Minha esposa que partiu para os Braços do Pai o amava, minhas filhas já adultas, desde pequenininhas o chamam carinhosamente de Tio Chico e ele, quando as encontra, cheio de alegria, não perde oportunidade de continuar contando seus causos para elas, que se abrem em sorrisos.

Uma das coisas que aprendi durante essa longa minha caminhada é que precisamos elogiar mais e reconhecer as virtudes das pessoas quando ainda estão vivas, principalmente das pessoas que amamos e, para mim, o Chico é uma delas. A alcunha de Mineiro é por que ele traz consigo aquele jeitinho bem mineirinho de chegar junto de quem quer que seja e, como quem não quer nada, dar início a um bom bate-papo sem a gente nem perceber. Quando a gente percebe, já caiu na sua bela armadilha e fica difícil de sair! Daí nasceu a outra alcunha de “Ganchinho”: quando ele “engancha” num bom papo, não solta mais e haja boas risadas! O legal é que, quando estamos juntos, o “gancho” funciona bem e muito bem e o tempo parece não passar!

Do alto da maturidade e experiência de seus quase 80 anos de vida e da sua cabeça branca, ele transborda juventude, positividade, simplicidade e solidariedade. Está sempre pronto a ajudar! Chamava meu pai de pai e minha mãe de mãe e, quando eles estavam conosco, religiosamente nos dias dos aniversários deles e no Dia das Mães e dos Pais, ele sempre se fazia presente, levando uma pequena lembrancinha para eles.  Quando eles se foram para os Braços do Pai, estava firmemente ao meu lado! Eis aí algumas de suas atitudes concretas que fizeram e fazem uma enorme diferença quando se fala em uma grande amizade!

Interessante observar que, no momento conturbado que estamos vivendo no nosso País, sei que não temos as mesmas opiniões político-partidárias, mas nós nunca nos deixamos contaminar pelos radicalismos extremos e xiitas que andam pipocando por aí, gerando discórdia, separação, agressões mútuas e até assassinatos. Afinal, entendemos que é assim que deve funcionar a democracia, com respeito, diálogo sincero e tolerância e que os governantes passam, mas as grandes amizades sempre permanecem, mesmo onde existam opiniões conflitantes …

Se você tem um amigo de verdade, você tem um tesouro! Aproveite a chegada do Natal e diga-lhe o quanto você o ama! Dê-lhe um abraço bem apertado, valorize-o enquanto ele está por aqui (a vida é trem bala parceiro! …) e agradeça a Deus pelo belo presente que você recebeu.   

Quem tem ouvidos, que ouça!

Cesarius Gestão de Pessoas, investimento permanente no desenvolvimento do ser humano!

Picture of Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas
Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos