Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 2 de maio de 2024

07 de Outubro e Mainart sobem à primeira divisão do futebol de Mariana

Equipes representam os distritos de Padre Viegas e Mainart na Série A de 2023

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Montagem com fotos das equipes do 07 de Outubro e Mainart, que conquistaram acesso para disputar a primeira divisão do campeonato amador de Mariana em 2023
Times são os primeiros promovidos à elite municipal desde o retorno do futebol local - Fotos: Montagem Lucas Barbosa/Acervo das equipes

No último sábado (08), o futebol de Mariana conheceu as duas novas equipes que disputam a primeira divisão do Campeonato Amador de Mariana: 07 de Outubro e Mainart. Os times venceram os confrontos nas semifinais e, além do acesso, carimbaram as passagens rumo a grande final. Para atingir a elite do futebol local, 07 de Outubro e Mainart eliminaram Goiabeiras e União Passagense, respectivamente, na semifinal.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Goelada do Sete

Dono da melhor campanha da competição na fase de grupos, o Goiabeiras impôs dificuldades ao 07 de Outubro no primeiro jogo da semifinal, quando as equipes empataram em 2 a 2. No jogo de volta, porém, a equipe de Padre Viegas surpreendeu, venceu por 4 a 0, com gols de Diego, Vicente e Caic (2), e sacramentou o retorno à elite do futebol de Mariana.

À Agência Primaz, o diretor de esportes do time, Edson Fernandes comentou a volta do 07 de Outubro e já fez projeções para a disputa da primeira divisão, em 2023. “A emoção é satisfatória. É a prova de um trabalho desempenhado com sinceridade e compromisso com nosso time. Provamos aos atletas que contratamos que tínhamos uma meta a cumprir, que seria subir para primeira divisão. (…) Agradeço muito à bela torcida que nós temos, que nunca nos abandonou. Avisa lá que o campeão voltou ‘pra’ ficar (…) Montar uma equipe competitiva para se manter na primeira e, se possível, ser campeão”, afirmou.

Torcida do 07 de Outubro festeja junto com jogadores o acesso à primeira divisão do campeonato amador de Mariana
Time e torcida de Sumidouro (Padre Viegas) fizeram enorme festa com o acesso - Foto: Reprodução/Acervo da equipe

*** Continua depois da publicidade ***

Emoção alviverde no acesso à primeira divisão

Já o torcedor do Mainart teve que segurar o coração para comemorar no fim. Depois de vencer a ida, fora de casa, por 1 a 0, a equipe acabou sendo derrotada pelo União na volta, pelo mesmo placar. O resultado levou a decisão à cobrança de penalidades, mas a equipe verde e branca saiu classificada.

Mauro Pulgão, goleiro do Mainart, revelou à Agência Primaz as dificuldades pelas quais o clube atravessa, e comentou como isso valoriza ainda mais o feito atingido no último sábado (08). “Foi uma das melhores emoções. Porque a equipe vem lutando muito por esse acesso. É uma equipe que não tem patrocinadores. É o nosso segundo acesso. Em 2017, conseguimos o acesso e caímos em 2018, justamente contra o 07 de Outubro. Vamos reviver mais uma vez este momento”, relembrou

Reencontro na final

07 de Outubro e Mainart são velhos conhecidos quando o assunto é a decisão da segunda divisão marianense. Em 2017, as equipes também jogaram a grande final, com melhor para o Sete, que levou a taça.

Este ano, o título será decidido em jogos de ida e volta, nos dias 15 e 22 de outubro, com partida de ida marcada para este sábado (15), às 15h. A segunda partida, no mesmo horário, mas no campo do 07 de Outubro (Padre Viegas), acontece no sábado seguinte (22).

Primeira divisão garante reforço nos cofres

Com o acesso, 07 de Outubro e Mainart garantem um dinheiro extra para 2023. Afinal, na atual temporada, as equipes da primeira divisão receberam R$6 mil pela participação, enquanto os times da segundona tiveram cota de R$5 mil, sem contar as diferenças nas premiações por avanço de fase. No próximo ano, a primeira divisão do Campeonato Amador de Mariana voltará a ter 14 clubes, já que, em 2022, com a exclusão às pressas de Colômbia e Unidos de Santa Rita, apenas 12 times entraram em campo.

***