Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Ouro Preto tem melhor geração de emprego dos últimos seis anos

Só no primeiro semestre de 2022, a Cidade Patrimônio gerou mais de mil empregos

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Ouro Preto tem melhor geração de emprego dos últimos seis anos
A administração municipal espera aumentar esse número ainda neste ano | Foto: Reprodução/ Associação Nacional dos Servidores Públicos, de Previdência e da Seguridade Social (Anasps)
Ouro Preto gerou mais de mil empregos no primeiro semestre de 2022, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse é o melhor número alcançado pelo município nos últimos seis anos. Com a geração de 353 vagas em junho, a primeira metade do ano contou com 1.048 postos de trabalho. Comparado com 2021, quando o saldo foi negativo, com a perda de 360 postos de trabalho, a Cidade Patrimônio vem recuperando sua economia após o período catastrófico da pandemia.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Junho foi o melhor mês do ano no que se refere à criação de empregos em Ouro Preto, seguido por maio (com 399 oportunidades). A construção civil é o setor que mais empregou pessoas na cidade, com 758 vagas. Em seguida, estão os serviços, com 326. Depois, a agropecuária, com dois. Já o comércio e a indústria mais demitiram do que contrataram, fechando 10 e 28 postos cada, respectivamente.

Ouro Preto está entre os municípios que mais geraram emprego no primeiro semestre de 2022. Uma vitória para o trabalhador, para a economia do nosso Município e uma vitória para a justiça social. Sem emprego não há desenvolvimento, não há felicidade e não há harmonia na vida social. Por isso, estamos empenhados, com um programa de desenvolvimento socioeconômico para conquistarmos ainda mais vagas. Estamos em um bom caminho”, declarou Angelo Oswaldo (PV), prefeito de Ouro Preto, por meio de suas redes sociais.

Visando a criação de emprego e renda em Ouro Preto, foi criada, no início deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, chefiada por Felipe Guerra. Com ela, políticas públicas para fomentar a economia foram institucionalizadas, como a criação do Plano de Diversificação Econômica (PADE), em que a sociedade civil organizada está toda presente, junto das empresas âncoras do município; a lei de liberdade econômica e a lei do empreendedorismo que criou a Sala Mineira do Empreendedor.

Em breve, Ouro Preto também contará com uma moeda digital própria, a qual já teve sua lei aprovada na Câmara Municipal e agora irá para o chamamento público. 

São números importantes a serem comemorados, é o melhor saldo na geração de emprego dos últimos seis anos e ainda nem terminamos o ano, então tende a aumentar. Logo depois de um período pandêmico em que Ouro Preto sofre muito por ser uma cidade turística. Esse momento de geração de emprego e de um mercado aquecido é muito importante. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, criada neste ano, veio justamente para apoiar essa geração de emprego. O ambiente criado para a geração de emprego em Ouro Preto é muito importante”, afirmou Felipe Guerra à Agência Primaz

Ainda neste ano, Ouro Preto espera gerar ainda mais empregos, com a fábrica licitada no distrito de Cachoeira do Campo e, a longo prazo, também haverá o chamamento aberto para o polo industrial, na mesma localidade. 

É o ambiente que Ouro Preto vem criando, com o prefeito Angelo Oswaldo, para ter uma cidade mais propícia aos negócios, para os empreendedores, e a gente vê que o mercado está em alta em Ouro Preto. Temos perspectivas futuras muito boas para a cidade. Agora é continuar trabalhando e acreditando no processo, pensando principalmente no fortalecimento das políticas públicas para criarmos uma cidade mais empreendedora e mais propícia para a geração de emprego e renda”, complementou Felipe Guerra. 

***