Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Semana do Cavalo Mangalarga Marchador realiza exposição e premiação de cavalos

Exposição especializada recebe cerca de 90 animais da raça Mangalarga Marchador em Mariana.

Compartilhe:

Semana do Cavalo começou no dia 17 e segue até domingo (22) - Karla Rezende/Agência Primaz
A Semana Municipal do Cavalo Mangalarga Marchador é um evento voltado para criadores desta e de outras raças que abrangem a área equina na região. Organizada pelo Clube Amigos do Cavalo de Mariana, o evento tem título de utilidade pública do município, aprovado através da Lei nº 3.498, com realização no primeiro semestre de cada ano. Este ano, a programação da Semana do Cavalo foi iniciada na terça-feira (17) e se estende até domingo (22).

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Durante os dias 17 e 18, a Semana do Cavalo trouxe em sua programação aulas básicas gratuitas de equitação e adestramento para iniciantes. Com apenas 30 vagas, os cursos receberam cerca de 50 inscrições. Para o Diretor de Eventos do Clube Amigos do Cavalo, Wallace Gomes, essa é uma forma de atrair mais pessoas e ampliar o público deste universo equino. “Nosso objetivo com esse curso é que realmente novas pessoas tenham contato com o cavalo, é fomentar o crescimento da raça, de novos criadores, novos profissionais na região”, afirma.

Entre os dias 19 e 21, a Exposição Especializada do Mangalarga Marchador apresenta em torno de 90 cavalos da raça. Sem premiação em dinheiro, os animais vencedores recebem troféu e faixa, artigos importantes para a valorização de mercado e visibilidade. O julgamento, portanto, é para a exibição das criações e também para a questão comercial.

Para a exposição especializada, há duas categorias de julgamento, a Marcha e a Morfologia. Os árbitros convidados avaliam os animais de acordo com alguns quesitos específicos referentes à raça. Em conversa com a Agência Primaz, Fabiano Bittencourt, jurado da categoria Marcha, explica as características do Mangalarga Marchador. “A característica principal dela é o andamento marchado onde o animal nunca perde contato com o solo. É que traz o conforto e a comodidade tão apreciada por quem usa e quem cria Mangalarga Marchador. Obviamente que ela tem outras funções como transporte, nas viagens, trabalho de campo, com gado e tudo mais.”

O Mangalarga Marchador é de origem ibérica, tendo chegado ao Brasil junto com a Corte Portuguesa. Ele se desenvolveu principalmente no Sul de Minas, passando a ser uma raça típica da região. Wallace Gomes também aponta que a raça é ótima para qualquer pessoa, desde o profissional até o iniciante, reconhecida por ser dócil e funcional. “Ela serve para qualquer pessoa montar tanto crianças, mulheres, homens, pessoas que talvez não tenham contato com o cavalo. É um bom animal, uma boa raça para as pessoas iniciarem contato. Então é um cavalo muito belo, é um cavalo de andamento”, complementa.

Égua Elite Tropa do Bota, da raça Mangalarga Marchador, pertencente a Wallace Gomes – Foto: Karla Rezende/Agência Primaz

Na categoria Morfologia, o árbitro observa a forma, tipo e padrão racial do animal. “Você vai avaliar a expressão racial que é a marca registrada, é você olhar e falar que é Mangalarga Marchador. Você vai avaliar o tronco e membros dentro de algumas fases, então, você bota o cavalo no comparativo corpo a corpo, lado a lado. Você avalia os aprumos em dinâmica, estática, proporções até chegar aos animais que estão mais enquadrados no que está escrito no padrão racial”, esclarece Wallace.

Já na categoria Marcha, são observados 6 itens: gesto de marcha, comodidade, adestramento, rendimento, estilo e regularidade. “Gesto de marcha propriamente dito que a característica inerente à raça, a comodidade onde a gente vai montar nos cavalos e vai se sentir. Aí o adestramento que nada mais é que a facilidade de condução do cavalo, então, o rendimento que é o menor número de passadas que esse animal percorre o espaço, lembrando que ele foi um animal confeccionado para trabalho de campo, a viagem onde ele tem que se desgastar mesmo para percorrer uma distância, o estilo, ou seja, a nobreza, com que o animal se desloca. E a regularidade, que é nada mais é do que ele entrar e sair no mesmo ritmo com o mesmo vigor”, explica.

*** Continua depois da publicidade ***

O evento disponibiliza uma infraestrutura preparada para receber criadores e seus animais. As baias, onde ficam os cavalos, têm cama, serragem, além da presença de uma veterinária do município. Cada haras tem em torno de 3 a 4 pessoas, desde montador e cuidadores. Para participar, os animais precisam ter alguns exames obrigatórios em dia. “O Instituto Mineiro de Agropecuária e Ministério da Agricultura exige alguns exames obrigatórios que é o de anemia infecciosa equina, o de mormo, que é uma doença também que pode acometer os cavalos, e alguns casos de influenza”.

Atualmente a Associação do Mangalarga Marchador conta com cerca de 20 mil associados e mais de 300 eventos realizados anualmente. Já o Clube Amigos do Cavalo tem 30 associados. Os cavalos da raça precisam estar devidamente registrados na associação para ser permitida a inscrição nas exposições especializadas. “Esse registro é confeccionado a partir de uma resenha, onde as características são observadas pelo técnico de registro, pelo DNA que tem que ser compatível com os pais e o chip também”.

Entrada do Parque Mina Del Rey em Mariana – Foto: Karla Rezende/Agência Primaz

A movimentação turística com a vinda de criadores, interessados e apaixonados pela temática equina auxilia no incentivo e na geração de renda. Apenas na equipe da praça de alimentação, cuidadores, técnicos de som, show e demais profissionais, há cerca de 100 pessoas envolvidas. “Nós temos criadores de Itabirito, criadores de Ponte Nova, criadores de Ubá, criadores de São Geraldo. Então num raio de 100 km, 120 km, a gente tem criadores no evento. Eles se hospedam e conhecem também a nossa cidade, nossa área turística, nossas belezas ricas que temos aqui na região. Eu acredito que é muito bom para aumentar também o comércio local, comenta Wallace Gomes.

A Semana Municipal do Cavalo Mangalarga Marchador acontece no Parque Mina Del Rey. No domingo (22), último dia de evento, o Poeirão abre julgamento para todas as raças em mais de 15 categorias e deve receber entre 150 e 200 animais. A avaliação começa às 10h da manhã. Para mais informações acesse o Instagram do Clube Amigos do Cavalo.

***