Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Usuários da UBS São José enfrentam chuva em fila para vacinação em Itabirito

De acordo com relatos, espera demorou mais de uma hora.

Compartilhe:

As chuvas dessa semana castigaram os usuários da UBS São José que enfrentaram longas filas de vacinação - Foto: Vereador Fábio Fonseca
Após a mudança da central de vacinação, que ocorria na área da Julifest para as UBS’s de Itabirito, vários usuários relataram descaso e excesso no tempo de espera em longas filas debaixo de chuva.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

UBS São José

Na UBS São José, relatos indicam tempo de espera de mais de uma hora, com usuários e funcionários debaixo de chuva. O contador Renato Mendanha, usuário da UBS São José, relatou os problemas enfrentados na manhã de quarta-feira, quando foi receber a segunda dose do imunizante covid-19. “Hoje foi a minha segunda chamada da vacina, cheguei por volta de 08:50h e a fila já estava saindo da avenida e entrando na rua perto da UBS. Fiquei por volta de uma hora, debaixo de chuva forte, não só eu como várias pessoas, trabalhadores chegando de empresas sem guarda chuva, foram obrigados a ficar embaixo de marquise ou molhando. É revoltante para a população a demanda que hoje tem no bairro, o número de pessoas, a gente ser recebido dessa forma”.

Renato também relatou sobre a precariedade da estrutura montada para os funcionários, que também se encontravam nas mesmas condições dos usuários. “Funcionários com um sorriso no rosto, recebendo a gente super bem, fomos super bem recebidos, mas as meninas que estavam anotando nos cartões tomando chuva de sombrinha das pessoas, sereno de chuva pois não deve ter nem 1 metro de cobertura, e a aglomeração, porque querendo ou não, onde está sendo a vacinação, fica apertado. Muito precária a estrutura do São José para a vacinação. 

Local de espera na UBS São José não protege usuários em dias de chuva - Foto: Vereador Fábio Fonseca

O contador ainda ressalta que este não é um episódio isolado. “Não só pelo momento de vacinação, mas é um lugar que sempre teve fila, nunca teve estrutura de cobertura para momentos chuvosos, lugar perigoso com passeio apertado com caminhões e ônibus passando quase na beirada do passeio, está um risco muito grande de acidente”. 

Renato citou que existia outra possibilidade para área de vacinação na região. “Para a área do São José, que tem uma escola com quadra, que tem uma outra estrutura que poderia ser usada, acho que hoje se encontra com um cenário muito precário no qual eles colocaram para local de vacinação”. 

Outra reclamação constante, não apenas na UBS São José, é do pouco tempo de duração para o atendimento para as vacinas, que acontece de 8h às 14h. Alguns usuários sugerem a ampliação do tempo do serviço.

A UBS São José, criada para atender 9 mil pessoas, hoje atende aproximadamente 20 mil pessoas. A construção, do ano de 2007, nunca passou por reestruturação ou expansão das instalações.

*** Continua depois da publicidade ***

Vereador já solicitou melhorias para o local

O vereador Fabinho Fonseca (Avante), morador da região, solicitou indicação,  desde o início do mandato, para que outra Unidade Básica de Saúde fosse construída para atender a população local, visto que a demanda já é inviável para o tamanho da estrutura. “Nas oitivas da vacinação, a coordenadora da unidade básica falou da superlotação do atendimento. É desumano com os pacientes e com os funcionários. O servidor fica estressado e nervoso por falta de condições de trabalho”. 

No final do mês de fevereiro, ele recebeu o retorno, assinado pelo secretário de saúde, Marco Antônio Félix. “Em resposta a indicação 18/2021, vimos informar que o município de Itabirito já possui planejamento para cadastramento de mais 3 unidades básicas de saúde. Cumpre informar, ainda, que, com a abertura dessas unidades, o fluxo de distribuição da rede será alterado, ocasionando o redirecionamento das áreas populacionais do município”.

Porém, até o presente momento, não há nenhuma obra ou construção de nova Unidade Básica de Saúde na cidade. 

A reportagem entrou em contato com a prefeitura solicitando informações sobre melhorias nas condições de atendimento durante o período de chuva e lotação nas unidades básicas de saúde, mas não obteve retorno.

***