Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 20 de abril de 2024

Sonhos, objetivos e metas

“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto não é sonho, é realidade” (Raul Seixas)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

Você possui sonhos? Já refletiu sobre eles e como poderá transformá-los em realidade?

É certo que, de uma forma geral, todo ser humano possui seus sonhos, não aqueles sonhos inconscientes que temos enquanto dormimos, mas aqueles que criamos na nossa mente enquanto acordados, sem qualquer tipo de restrição ou censura.

Existem inumeráveis tipos de sonhos que passam pela cabeça das pessoas: formar-se, casar-se e constituir família, comprar a casa própria, tornar-se um profissional de sucesso, virar milionário, fazer uma viagem ao exterior, comprar um carro zero, conseguir um bom emprego, ser um escritor famoso, aposentar-se e fazer o que gosta etc., etc. É sempre bom ter um estoque de sonhos para nos ajudar a seguir em frente na nossa jornada. Felizes aqueles que possuem muitos sonhos e os conseguem realizar! As pessoas que não possuem sonhos certamente têm algum forte problema de origem motivacional e existencial. Como dizia o grande psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury, “a vida sem sonhos é uma manhã sem orvalhos, uma xícara sem café, um céu sem estrelas, um oceano sem ondas, uma vida sem aventuras, uma existência sem sentidos”.

O problema é quando o indivíduo só vive de sonhos e não consegue realizá-los! Como dizia Alphonsus de Guimaraens no Hino de Mariana: “Entre os coros das litanias, que vêm do céu, na asa do luar, vivo de mortas alegrias, sempre a sonhar, sempre a sonhar”! Vivem sempre a sonhar, com a cabeça nas nuvens sem os pés no chão, esperando em berço esplêndido que Deus ou um ser de outro planeta os tornem realidade. Pessoas assim, normalmente são amargas e frustradas e dificilmente conseguem se auto realizar! Transformar sonhos em objetivos e objetivos em metas deve ser o caminho a ser seguido por quem quer ver seus sonhos concretamente se transformarem em realidade.

Traçar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (Metas SMART), descrevendo-as e colocando-as em um local visível para que possam sempre ser mentalizadas e lutar arduamente com força, obstinação e coragem para alcançá-las é uma estratégia que comprovadamente dá resultado.

O Professor Lair Ribeiro conta que em 1953 foi desenvolvido um estudo na Universidade de Harvard entrevistando todos os formandos, procurando saber o que eles queriam ser depois de cinco, dez ou quinze anos de formados. A maioria não tinha nem ideia, uma pequena minoria de 3% tinha isso por escrito. Vinte anos depois, eles entrevistaram esses mesmos estudantes e descobriram que aqueles 3% que tinham suas metas por escrito e lutaram arduamente por elas, valiam mais financeiramente que os 97% restantes e, além do mais, tinham melhor vida familiar, menor índice de hospitalização, maior sucesso etc., etc. Através de estudos, concluíram também que o sucesso dessa minoria não tinha nenhuma relação com cor, raça, origem familiar, condição financeira ou fator semelhante; o único diferencial de fato era que eles tinham suas metas por escrito e arregaçavam as mangas para torná-las realidade!

Então, o que você tem feito com seus sonhos? Quer transformá-los em realidade? Já dizia Albert Einstein: “Insanidade é querer obter resultado diferente, fazendo do mesmo jeito”! Portanto, parta para a luta! Vá em frente!

Se você quiser se aprofundar nesse tema, faça contato conosco! A Cesarius é especialista no assunto!

Picture of Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas
Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos