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Hoje é terça-feira, 14 de maio de 2024

Alerta: Golpe do PIX

Buscando difundir os conteúdos de Direito do Consumidor a partir da resolução das dúvidas dos nossos seguidores, o Núcleo de Direito do Consumidor da UFOP estabeleceu parceria com a Agência Primaz de Comunicação.

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Arte: Isabela Vilela/Agência Primaz
Seção dedicada a assuntos relacionados aos Direitos do Consumidor, parceria da Agência Primaz com o Núcleo do Direito do Consumidor (NDCon/UFOP)

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📌 Consumidor(a), você já ouvir falar no “sequestro do Pix” ou “golpe motoboy”?
Fique atento para não cair nos golpes. Entenda como agem os criminosos:

📌 O golpe acontece quando criminosos sequestram a vítima que é obrigada a realizar o pagamento do resgate pelo Pix.

📌 Em outros casos os criminosos ligam para as vítimas fazendo-se passar por instituições financeiras, quando então informam que foi realizada uma compra ou alguma movimentação financeira em nome da vítima.

📌 A partir desta contextualização, os golpistas começam a fazer perguntas sobre diversas informações pessoais e bancárias como, por exemplo, senhas antigas.

📌 Depois de coletada as informações os criminosos solicitam que a vítima entregue o cartão de crédito ou de débito a um suposto motoboy da empresa para realização de uma possível perícia.

📌 É nesse momento que se concretiza o golpe, quando então, os criminosos de posse dos dados pessoais realizam compras e transferências em nome da vítima.
Por isso é muito importante ficar atento!
As instituições bancárias não pedem informações sobre sua senha através de telefone, SMS ou WhatsApp e, muito menos enviam motoboys para coletarem cartões.

🔐 Em hipótese alguma informe códigos de segurança, senhas ou quaisquer outras informações bancárias por telefone, SMS ou WhatsApp sem antes entrar em contato com o seu gerente do banco.

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📚 Quer saber mais sobre os direitos dos consumidores?

Acompanhe as publicações do projeto também no Instagram: @consumidorufop.

Somos todos consumidores!

Equipe do NDCon – Núcleo de Direito do Consumidor da UFOP

Se você tem alguma dúvida sobre seus direitos como consumidor(a) ou se aconteceu alguma situação de consumo com você e quer tirar sua dúvida, manda pra gente!

Sua dúvida pode ser encaminhada pelo WhatsApp da Agência Primaz de Comunicação de Mariana, nossa parceira em receber as dúvidas e divulgar as respostas nas redes sociais e no site da Agência Primaz!

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