Durante coletiva realizada nesse sábado (04), o Secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito anunciou mais um óbito suspeito por coronavírus na cidade. Trata-se de uma pessoa do gênero masculino, com 41 anos, encontrado em óbito, em sua residência, pela guarnição local da Policia Militar, por volta das 22 horas desta sexta-feira (03). Também participaram da coletiva o prefeito Duarte Júnior e a Dra. Danuta Niquini, responsável técnica pela área de urgências e emergências da Secretaria Municipal de Saúde. Danilo Brito informou que um teste rápido realizado deu resultado positivo para dengue e negativo para Covid-19. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado oficial da Funed para o teste padrão, em função da possibilidade de um resultado falso-positivo do teste rápido, inclusive com a possibilidade de, dependendo do laboratório, o teste rápido apresentar apenas 25% de sensibilidade.
Pouco antes das 19h deste sábado, a UFOP atualizou a nota oficial, agora chamada de Nota de pesar e esclarecimento. Na atualização a instituição afirma que o falecido era “um pesquisador de pós-doutorado”.
Nota da Redação:
A Agência Primaz de Comunicação não se fez representar fisicamente na coletiva convocada pela Prefeitura e encaminhou à assessoria de comunicação do prefeito manifestação de estranheza e preocupação em relação à convocação de uma coletiva “presencial”, considerando que a administração municipal vem insistentemente publicando recomendações e apelo para respeito ao isolamento social. Este questionamento foi encaminhado pela rede social durante a coletiva, mas não obteve resposta do prefeito ou dos demais participantes.