Anunciado mais um óbito por suspeita de COVID-19 em Mariana

Créditos

Durante coletiva realizada nesse sábado (04), o Secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito anunciou mais um óbito suspeito por coronavírus na cidade. Trata-se de uma pessoa do gênero masculino, com 41 anos, encontrado em óbito, em sua residência, pela guarnição local da Policia Militar, por volta das 22 horas desta sexta-feira (03). Também participaram da coletiva o prefeito Duarte Júnior e a Dra. Danuta Niquini, responsável técnica pela área de urgências e emergências da Secretaria Municipal de Saúde. Danilo Brito informou que um teste rápido realizado deu resultado positivo para dengue e negativo para Covid-19. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado oficial da Funed para o teste padrão, em função da possibilidade de um resultado falso-positivo do teste rápido, inclusive com a possibilidade de, dependendo do laboratório, o teste rápido apresentar apenas 25% de sensibilidade.

De acordo com informações obtidas pela reportagem da Agência Primaz, o óbito é de um aluno de pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Aproximadamente 25 minutos após a publicação desta matéria, a UFOP publicou nota oficial confirmando o falecimento de um aluno, no município de Mariana, ocorrida na noite de ontem, 03/04″. A nota é encerrada com a declaração que a “direção da UFOP se solidariza com familiares e colegas, lamenta o ocorrido, e informa que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da universidade está acompanhando o caso“.
 

Atualização:

Pouco antes das 19h deste sábado, a UFOP atualizou a nota oficial, agora chamada de Nota de pesar e esclarecimento. Na atualização a instituição afirma que o falecido era “um pesquisador de pós-doutorado”.

Por telefone, o comandante interino da 239ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, sediada em Mariana, Tenente Mota, informou que a ocorrência foi atendida pela guarnição nesta sexta-feira (03), por volta das 22 horas. O chamado foi feito por amigos do falecido, que não conseguiram contato com o mesmo, depois de terem sido informados que ele não estava sentindo-se bem. No local, o corpo foi encontrado ao lado de medicamentos contra gripe e febre, sendo acionado o serviço funerário, para a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML). O comandante da PM não soube esclarecer se o corpo foi levado para o IML de Itabirito ou de Belo Horizonte.

Nota da Redação:

A Agência Primaz de Comunicação não se fez representar fisicamente na coletiva convocada pela Prefeitura e encaminhou à assessoria de comunicação do prefeito manifestação de estranheza e preocupação em relação à convocação de uma coletiva “presencial”, considerando que a administração municipal vem insistentemente publicando recomendações e apelo para respeito ao isolamento social. Este questionamento foi encaminhado pela rede social durante a coletiva, mas não obteve resposta do prefeito ou dos demais participantes.